sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

PROJECT ARA: ESTÁ CHEGANDO O DIA EM QUE VOCÊ EMPRESTARÁ MAIS DO QUE O CARREGADOR PRO AMIGUINHO...



Imagina que você foi comprar um celular novo. Depois de procurar um pouco você acha um, e é exatamente do jeito que você queria exceto por um pequeno detalhe: a câmera é uma droga! O que fazer? Procurar outro e perder mais tempo comparando prós e contras? Levar esse mesmo e se virar com sua nova câmera que transforma tudo em imagens 8 bits? Não haveria uma solução mais prática, do tipo "vou levar esse aqui, mas me dá uma câmera melhor."? Pois em breve pode ser que a resposta dessa pergunta seja um sonoro "SIM!".

A Google, junto com a Motorola, estão a ponto de pôr em teste seu novo brinquedinho revolucionário chamado Project Ara, que promete fazer pelos smartphones, na parte de hardware, o mesmo que o Android fez na parte de software. Com módulos intercambiáveis, você pode trocar TUDO no celular, desde a tela até o processador!!!



A "zona de testes" escolhida foi Porto Rico! Porque? Segundo Paul Eremenko, líder pro Project Ara, Porto Rico é um dos lugares com maior acesso à internet por telefone do mundo! Cerca de 75% da população acessa a internet principalmente pelo telefone, e não pelo computador. Fora isso, há fatores como lá ser uma zona de livre comércio, facilitando a entrada de módulos de desenvolvedores de diferentes lugares do mundo, e o lugar estar sob a jurisdição da Federal Communications Commission (FCC), o órgão que cuida e regulamenta toda forma de comunicação na terra do Tio Sam, servindo de uma excelente base de testes para futuras vendas nos USA.

A "carcaça" inicial se chamará Spiral 3, e contará com cerca de 20 a 30 módulos diferentes, entre câmeras, baterias, processadores, etc., pra turma da terra do Ricky Martin montar o aparelho do jeito que bem entender. E tem mais! Nos postos de venda, que serão em caminhões equipados com impressoras 3D e o capeta-a-quatro, será possível customizar o aparelho com desenhos e cores do jeito que quiser! Vai ser uma salada doida que só vendo, mas não duvido que será MUITO ANIMAL!

"Você quer brincar de LEGO?" - Anna, Frozen

Mas então, parando pra pensar um pouco, deixando a euforia de lado, começam a surgir as dúvidas, tais como "E se eu por acaso derrubar essa praga no chão? Vai virar um LEGO explodindo pra todos os lados?" ou "Quanto deve pesar essa coisa?" ou ainda "Quanto deve CUSTAR essa belezinha?". Bem meus amigos, no caso da Dúvida Lego, só quando o primeiro porto-riquenho cacetar o dele no chão é que vamos saber.

Ops...

Mas no caso de preço, peso e esses pontos, nem a Google e nem a Motorola revelaram muitos detalhes por enquanto, só que a versão mais básica custaria 50 dólares. Eles estão realmente testando o telefone, vendo como o consumidor irá reagir a um aparelho modular, completamente fora dos conceitos normais de telefone, onde o máximo que você pode mudar é o cartão de memória, e como ele vai funcionar de fato na mão de uma pessoa comum, e sendo a data de lançamento lá pro segundo semestre desse ano de 2015, acho que só vamos ter alguns desse circulando por aqui no ano que vem...

...Mas não se engane! Esse aparelho é um projeto pra atingir inicialmente o pessoal de menor renda! É só olhar pros nossos bolsos que saberemos que somos fortes candidatos a próximos ratos de laboratório de smartphone!

Nenhum comentário:

Postar um comentário